segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Casa da Malta/Museu Mineiro

Antiga casa que servia de alojamento aos mineiros, os “malteses”, este edifício adquirido à Companhia das Minas de Carvão e reconstruído pela Junta de Freguesia da Vila de S. Pedro da Cova é, desde 30 de Setembro de 1989, Museu Mineiro. Único no género em Portugal, constitui o exemplo vivo da preservação de todo um passado histórico relativo à tradição mineira local bem como à memória colectiva da gentes de S. Pedro da Cova.

“ … O Museu Mineiro apenas permite mostrar parte da negra realidade em que eram obrigados a trabalhar os mineiros e outros trabalhadores das minas e de como era feita a exploração do carvão (antracite).

A Casa da Malta significou, e significa ainda, para muitos dos que trabalharam nas minas, a separação de suas famílias e a criação de laços de amizade com outros companheiros de fortuna, numa vivência colectiva marcada pela repressão e exploração desumanas.

A história do povo de S. Pedro da Cova está totalmente associada a um passado de luta contra o jugo opressor e a reivindicação de melhores condições de vida e de progresso social.

A partir de agora podemos usufruir de um espaço de cultura e de lazer onde funciona além do Museu Mineiro, uma Biblioteca, um Centro de Dia para a 3ª Idade, um Gabinete de Apoio aos ex-trabalhadores das minas e um Anfiteatro para realização de diversas iniciativas.”
(in discurso de intervenção de Constantino Loureiro, Presidente da Junta de freguesia de S. Pedro da Cova, na inauguração da Casa da Malta/Museu Mineiro, em 30/09/89).

Informação retirada do folheto: Casa da Malta/Museu Mineiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário