sábado, 27 de fevereiro de 2010


A História de S.Pedro da Cova

A história de São Pedro da Cova teve início nos princípios da fundação de Portugal: em 1138 D. Afonso Henriques doou a D. Pedro Rebaldis, sucessor do Bispo do Porto, o chamado “Couto de São Pedro da Cova”. Esta doação foi confirmada em 1379 por D. Afonso III no julgado de Gondomar, o que pertence também ao “Concelho e Julgado de Aguiar”.
Com a extinção dos Coutos em 1820, a freguesia de São Pedro da Cova adquiriu o título de Concelho, que terminou em 1836. A povoação deste concelho passou a pertencer ao concelho de Gondomar.
Depois da descoberta em 1802, de carvão e antracite, existentes no seu subsolo, torna-se um centro mineiro de grande importância. Inicialmente, a sua exploração era escassa e mais tarde, nos anos 30, intensificou-se. Esta terra forneceu trabalho a várias gerações de empregados, tornando-se o principal ganha-pão. São Pedro da Cova começou a ser conhecido em Portugal como “Terra Mineira”.
O encerramento das minas, em 1970, deveu-se à crise instalada pela baixa de preços do petróleo. Devido a este problema, os habitantes tiveram de procurar melhores condições de vida, levando-os a fazer parte de um mundo completamente diferente do seu, o que agravou ainda mais a lastimável situação económica e social.
Foram criadas medidas para o crescimento e desenvolvimento económico, originando as condições e a qualidade de vida necessárias à população, o que tornou o desejo dos habitantes de São Pedro da Cova realidade.


Informação retirada do site : http://esspedrodacova.hostwq.net/joomla/docs/escola/vilaspcova.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário