segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

À Superfície das Minas

Na superfície, a realização do trabalho era dominado pelas mulheres e pelas crianças.
O trabalho da escolha do carvão era feito num espaço coberto, onde as mulheres (escolhedeiras) se posicionavam em volta de um tapete rolante onde era feita a selecção do minério. Uma outra função essencial das mulheres era a britagem (britadeiras) do carvão bruto extraído pelos operários do subsolo. As trabalhadoras eram ainda obrigadas a executar outros tipos de serviço, entre os quais empurrar vagonetes carregadas de carvão bruto e transportar à cabeça carvão e lodo.
As mulheres e as crianças eram contratadas por um custo salarial inferior ao dos homens, esta diferença era justificada pelo facto de o trabalho feminino e infantil ser considerado “leve” e “simples”, adaptado com a suposta fragilidade físico-mental dos contratados. Além disso, prevalecia o argumento de que essa actividade possibilitava um ganho adicional para a família mineira.

1 comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho desenvolvido, gostaria de conhecer a equipa presente neste projecto, pelo interesse que este tipo de temas me confere. Este é o retrato da classe operária e da realidade do arduo trabalho em subsolo.

    Abraços
    SF

    ResponderEliminar