segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Texto de opinião sobre a visita ao Complexo Mineiro


No passado dia 6 de Fevereiro, o nosso grupo dirigiu-se juntamente com a responsável da Casa da Malta/Museu Mineiro de S. Pedro da Cova, a um percurso museológico. Este percurso começou com a saída da Casa da Malta/ Museu Mineiro, passámos por um Bairro de Operários mineiros onde observámos o tipo de casas em que estes homens e mulheres viviam. Vimos o campo de futebol que a companhia das minas patrocinou para a organização de uma Associação Recreativa e Desportiva do seu Pessoal. Passámos por mais uma antiga Casa da Malta onde actualmente se encontra em actividade o café "O Emigrante".
Depois de passarmos por uma Escombreira (plataformas artificiais formadas pelo depósito de resíduos estéreis, no caso de S. Pedro da Cova, resultantes da exploração de carvão), pelo Centro de Saúde, pela Cooperativa (Cantina) / Padaria, Farmácia / Posto Médico / Escola e Casa da Direcção chegámos ao ponto mais marcante da visita museológica: o Complexo Mineiro de S. Pedro da Cova.
Depois de entrarmos dentro do complexo mineiro o que observámos é do ponto de vista cultural e histórico, completamente triste. Pessoalmente considerei o que vi, uma das coisas mais bonitas que se pode ver mas num estado lastimável.
Quem quiser perceber o que eu quero dizer, basta imaginar aquilo mais belo que alguma vez já viu e transformar isso em algo degradado, com “graffitis” e “tag’s”, sujo, com ervas e silvas. É triste ver um monumento considerado património nacional que representa o suor de centenas de seres humanos e em alguns casos as suas próprias vidas, a realizarem aquilo que eu considero uma das profissões mais nobres que pode haver, a ser deixado ao abandono e aos poucos começando a desaparecer.
O complexo mineiro que em muito ajudou a impulsionar a economia da zona de Gondomar / Porto, está em fase de destruição pela ânsia por dinheiro dos responsáveis. Aquilo que demorou anos a construir, pode desaparecer em muito pouco tempo.
Por muito que tente, nem eu nem o meu grupo, conseguimos ser indiferentes ao que vimos e é por isso que vamos tentar fazer algo para o preservar e valorizar, para que não caia em esquecimento. A todos aqueles que se quiserem juntar a nós basta deixarem uma mensagem neste blog. Muito Obrigado.


Informação sobre os lugares visitados recolhida do folheto do percurso museológico, fornecido pela Casa da Malta / Museu Mineiro de S. Pedro da Cova.

Sem comentários:

Enviar um comentário